Quem são o candidatos a Prefeito de Vila Velha? Aqui estão alguns nomes.
Coronel Alexandre Ramalho tem 54 anos. Dedicou toda a sua vida profissional à Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Ingressou na tropa no início dos anos 1990 numa turma de jovens oficiais. Chegando à patente de coronel, passou por diversas funções, como comandante do Batalhão de Missões Especiais (BME). Em 2018, virou comandante-geral da PMES. No ano seguinte, assumiu a Secretaria de Defesa Social de Viana, a convite do então prefeito Gilson Daniel. (Saiu do Podemos e, em março, filiou-se ao Partido Liberal (PL), sigla de Jair Bolsonaro e Magno Malta. Declara-se o candidato de Bolsonaro a prefeito de Vila Velha.)
Neucimar Fraga (PP)
Um cidadão com uma historia diferente. Ele Tem 57 anos. Nascido na Bahia, cresceu na periferia de Vila Velha – bairro Soteco – e passou por várias ocupações, como camelô, jornaleiro e cobrador de ônibus. Começou a vida política como líder comunitário de Soteco. No ano 2000, foi eleito vereador de Vila Velha, à época como aliado de Magno Malta. Da Câmara Municipal, elegeu-se diretamente deputado federal, em 2002, reelegendo-se em 2006. Dois anos depois, em sua primeira campanha ao Executivo, tornou-se prefeito de Vila Velha, derrotando Hércules Silveira no 2º turno
Arnaldinho Borgo atual Prefeito
Ele tem 40 anos. É filho do já falecido Arnaldo Borgo, que foi político em Vila Velha e teve cargos de destaque a nível estadual. Começou na atividade política como assessor parlamentar. Em 2012, elegeu-se para seu primeiro mandato, como vereador de Vila Velha, pelo MDB. Logo depois, tornou-se secretário municipal de Assistência Social, na administração de Rodney Miranda. Em 2016, ainda no MDB, renovou o mandato na Câmara, Em 2020, trocou o MDB pelo Podemos para conseguir se candidatar a prefeito. Foi o mais votado no 1º turno, deixando para trás Neucimar Fraga e Max, e derrotou este último no 2º turno. Em 2022, apoiou a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB), com quem tem parceria política e administrativa. Agora, disputará a reeleição pelo Podemos, liderando uma coligação que já reúne cerca de 10 partidos.
João Batista Gagno (PT)
Fazendo parte da Federação Brasil da Esperança (Febrasil), ao lado do PV e do PCdoB, o PT pretende lançar um candidato à prefeitura que represente a federação. O nome ainda não foi escolhido, mas o partido trabalha com duas opções: o dentista João Batista Gagno Intra (à esquerda na foto abaixo), vereador por um mandato, de 2009 a 2012, e último candidato do PT a prefeito de Vila Velha, em 2012.
De sua opinião, compartilhe nossas noticias.